Novo notebook

Ontem chegou meu notebook novo, um Avell (sim Avell), é uma marca de notebooks barebone, no qual monta-se um notebook de acordo com o modelo básico escolhido, da pra por mais memória, mudar o disco, escolher placa de rede e por ai vai. Ele chegou antes de ontem, depois de 17 dias da compra, muito bem embalado, e gostei bastante da qualidade do produto. A tela é boa e as caixas de som excelentes, que por sinal são da Onkyo (segundo o que diz no case dele). Enfim o poder de processamento é muito bom, quase equivalente ao meu desktop atual. Podendo ver nas seguintes comparações de placa de vídeo e processador.

Eu tava querendo um novo note porque havia pifado o meu netbook e só o celular não acho útil para usar quando viajo a trabalho ou  férias mesmo. E por fim queria algo que fosse potente pra nunca engasgar em vídeos e que rodasse vários jogos. Eu estava com a ideia de usar somente o linux nele, no caso o ubuntu, tanto que pedi sem sistema operacional algum, mas ele veio com um windows 8 não ativado, usei ele para verificar se tava tudo ok e se tinha as peças que eu desejava.

Depois disso dividi em duas partições de 500Gb, e taquei o Ubuntu nele, com a ideia de já testar o Steam pra linux, porém foi aí que começou o sofrimento. Após instalar o linux verifiquei que ele estava usando a vga do processador intel, e não havia reconhecido a da Nvidia, até aí normal. Fui atrás de como instalava a tal vga, e me deparei que existe um tal de Bumblebee que permite fazer o escalonamento entre as placas, e portanto economizando energia. Então tentei instalar ele e como eu tenho sempre sorte não funcionou, nada de reconhecer a maldita placa pra executar no teste do glxspheres e optirun glxspheres.

Após horas instalando driver, catando driver mais atualizado, removendo tudo e fazendo denovo e configurando o maldito X11, algo que acho que não fazia desde de 2006, consegui fazer rodar os drivers da nvida, só que dai eles cagaram tudo a resolução da tela, e nem a pau voltava. Depois de mais um tempo mexendo deletei o xorg.conf e voltou a aceitar as resoluções normais. Alias quem tinha cagado o xorg.conf foi a nvidia-settings.

Só que com a resolução normal tinha sumido tudo as barras do Unity (que é uma bosta), dai taquei o foda-se e fiz um limpa na home, deletando tudo, principalmente o .config.

Finalmente estava funcionando a porcaria do bumblebee, bbswitch e optirun, fui instalar o steam e testar. Mas descobri que ele recomendava usar o Primusrun (dizendo que era mais eficiente e tal), instalei o primus e testei no glxspheres denovo, funcionou normalmente, mas mais lento que o optirun, mesmo desativado o vsync, que ficava em 60fps, o primus ficou uns 10 a 20 fps mais lento que o optirun.

Instalado o steam e configurado o mesmo pra rodar os jogos com primus, baixei o Kerbal, e rodei ele, porém ficou com vários bugs na interface e piscava as vezes dando ataque epilético quase.

Enfim, acho que o Linux avançou muito em matéria de suportar jogos, mas ainda não é um ambiente amigável para quem não manja mais do que Next, Next, Install. E não sei se vou manter o dualboot, ou matar um dos dois e o outro virar máquina virtual.

12 comentários sobre “Novo notebook

    • Eu usei o Mint por um tempo. É bem boa mesmo. Mas, na época o desktop padrão era o gnome-shell. Hoje, eles estão com dois ambientes estranhos como padrão (um pra cada versão).

      • nah, sou contra tablets, mas tb sou contra notebook pra jogar … na real sou contra computador pra jogar … quase que contra “pra jogar” em geral … perda de tempo e dinheiro

      • Melhor que comprar Mac pra olhar facebook. E eu jogo, gosto de jogar, então fiz algo que me foi útil, mas posso usar ele pra ajudar o SETI a achar aliens usando o CUDA Nvidia 😀

      • nah, concordo, mac pra ficar no faceook eh foda … o que eu faco é ultrabook + ubuntu … placa de video integrada da intel, hdzinho ssd, memoria suficiente e pronto … nao preciso mais que isso. Eles poderiam melhorar o tempo de duracao da bateria, mas acho que isso tenho que me acostumar que nao vai acontecer

      • cara, na propaganda diz que dura 9 horas, mas isso é com o windows, mas na pratica deve durar umas 7 no maximo. No ubuntu dá umas 4hs e pouco

Deixe um comentário

