Arduino: Dia 1

Bom, começando minha aventura pelo arduino tive que descobrir como usar o maldito. Para isso fui atras de como se instalava ele tanto no windows como no linux. No windows tem que acessar o site do arduino em http://arduino.cc e fazer o download, de preferência do executável uma vez que o mesmo já instala os drivers. No linux também é bem fácil, ao menos nos Debian Like, como o Ubuntu, bastando executar o seguinte comando com os poderes adequados: apt-get install arduino . 

Ambos irão instalar os drivers necessários, e também a IDE de desenvolvimento, que roda em Java pelo o que eu vi quando instalava no linux, openjdk no caso. No linux ele me pediu para adicionar-me no grupo dialout, para poder subir o código que você programa na IDE para o arduino, tem que refazer o login para ficar valendo isso, ou rodar como root.

Uma vez instalado o programa do arduino, devemos configurar para qual tipo estamos usando e em que porta o mesmo se encontra. Sendo que no meu caso o é arduino MEGA 2560 e no windows estava na porta COM3 e no linux na porta ttyACM0 (isso pode variar de instalação para instalação e distribuição).

Agora mãos a massa, o código que eu fiz foi a partir de um exemplo que eu achei em http://playground.arduino.cc/uploads/Main/arduino_comic_v0004.pdf sendo o mais simples possível, que basicamente só faz piscar um LED. O código é feito em algo parecido com C, não fui atrás ainda de descobrir qual linguagem exatamente era, mas o que deve conter nele são sempre duas funções, setup e loop:

/*
  Blink
  Turns on an LED on for one second, then off for one second, repeatedly.

  This example code is in the public domain.
 */
void setup() {                
  // initialize the digital pin as an output.
  // Pin 13 has an LED connected on most Arduino boards:
  pinMode(2, OUTPUT);
  pinMode(4, INPUT);
}
void loop() {
  digitalWrite(13, LOW);  // desliga luz chata do proprio arduino
  digitalWrite(2, HIGH);   // set the LED on
  delay(1000);              // wait for a second
  digitalWrite(2, LOW);    // set the LED off
  delay(1000);              // wait for a second
}
Arduino 1

Arduino 1

Para fazer o design acima foi utilizado o programa Fritzing, disponível em http://fritzing.org. No projeto foi utilizado um 1 LED, 1 resistor de 220 Ω e dois cabos. E segue abaixo uma foto real do projeto.

Arduino real

Arduino real

6 comentários sobre “Arduino: Dia 1

  1. Aizôô, malandrão, brincando com Arduino! =)
    Massa!
    Acho que a linguagem é C, mesmo.
    Eu sou um fracasso, comprei um Arduino e não passei dessa parada de fazer o LED piscar — ainda não comprei o board e as tranquerinhas.
    Onde tu comprou o kit?

    • Não, chegou de boa, mas demorou uns 20 dias a mais que o normal.

      Vou ver se consigo manter o ritmo de ficar testando e coisando as coisas.

Deixe um comentário

